Cidade de Corumbá, MS

0
1466
Anúncio

Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Corumbá cidade do estado de Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil, estado distante da capital Campo Grande 420 km, tem uma população, prevista em 2016, é de 109.294 habitantes e tem uma área territorial de 64.962,854 km². É a mais antiga cidade conservada deste estado considerando a data de fundação do Forte Coimbra de 13 de setembro de 1775. É o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do Mundo. Sua área urbana é ligada com a cidades bolivianas de Puerto Suarez, Puerto Aguirre e Puerto Quijaro, que contam com uma Zona Franca para compras de produtos importados e artesanato boliviano. A fronteira com o Paraguai se encontra no extremo sul do município na zona rural. É também o maior e mais populoso centro urbano fronteiriço de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Com o nome de origem tupi-guarani curupah – que significa “lugar distante” anteriormente teve outras denominações, é conhecida como “Cidade Branca” por causa da cor clara de seu solo, rico em calcário. Os portugueses começaram a chegar ao local em 1524 a procura de ouro. Fundado em 1778, para impedir os avanços dos espanhõis pela fronteira brasileira em busca do precioso mineral, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, primeira denominação do vilarejo, transformou-se no principal entreposto comercial da região, quando foi liberada a passagem, pelo Rio Paraguai, de barcos do Brasil e do Paraguai e, pela importância comercial que passou a ter, em 1838, foi elevado a distrito, em 1850, á município.

Durante a Guerra do Paraguai foi palco de uma das principais batalhas e a Freguesia de Santa Cruz de Corumbá, nome que passou a ter, foi ocupada e destruída por tropas de Solano Lopez, em 1865. A partir de 1870, ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, a cidade começou a ser reconstruída. O fim da guerra e o estabelecimento de estrangeiros impulsionaram o desenvolvimento de Corumbá, que passou a ter o terceiro maior porto da América Latina até 1930. No início do século XX, a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil deslocou o eixo comercial do sul do estado – na época ainda Mato Grosso – para Campo Grande. Corumbá passou a priorizar comercialmente a exploração mineral e a atividade agropecuária.

A cidade iniciou atividades industriais na década de 1940, com a exploração das reservas de calcário – excelente para a indústria do cimento – e outros minérios. No final dos anos 1970, o turismo começou a ser explorado, revelando nova infra-estrutura e viabilizando a restauração das construções históricas. Com o Pantanal ocupando 60 % de seu território, Corumbá passou a ser chamada de Capital do Pantanal, constituindo-se o principal portal para o santuário ecológico. Os seus principais atrativos turísticos são: o Casario do Porto, Forte Coimbra, Forte Junqueira, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Morro do Urucum (terceira maior reserva de minério de ferro do mundo e segunda de manganês), os safaris, o Museu Pantanal, entre outras belezas culturais e naturais. Por esta localizada próximo à fronteira da Bolívia, seus visitantes podem conhecer também cidades vizinhas como Puerto Suareze, Puerto Quijarro, que possuem uma Zona Franca para compras de produtos importados e artesanatos bolivianos.

Cidade de Corumbá, portal do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul.
Cidade de Corumbá, portal do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul.
Cidade de Corumbá, portal do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul.
Anúncios